A música foi uma das maiores invenções da humanidade. É quase tão antiga quando a roda, o fogo, as armas de caça e de pesca. Existem evidências que a música nasceu na pré-história, com a observação dos sons da natureza através do sentido auditivo do homem que, aos poucos, foi criando formas de organizar os sons emitidos, confundindo a história da música com a própria história do desenvolvimento da inteligência e cultura humana.
Sendo assim, a música exerce papel fundamental no comportamento, na inteligência e no desenvolvimento das capacidades humanas, porque se trata da única criação que alia a matemática ao sentido, alia as ciências exatas e humanas com o mesmo objetivo.
Trazendo a música para os dias atuais, especificamente em se tratando de eventos sociais, ela tem posição importante, pois traz à tona diversas sensações e comportamentos, seja ela ambiente ou com mais energia para dançar e se divertir.
Numa reunião de amigos, por exemplo, uma sequência com músicas bacanas e agradáveis torna a conversa mais produtiva.
Quando o ambiente é religioso, músicas adequadas tornam as preces mais intensas, concentradas e emocionantes.
Para um local animado, a alta energia sonora contagia grupos de pessoas a dançar, pular, cantar e sorrir.
São várias as situações onde um repertório musical pode ser aplicado com responsabilidade profissional. Existem profissionais capacitados e treinados para criar uma trilha sonora de acordo com o que as pessoas desejam, preferem, e se sintam contagiadas e integradas no espaço e no evento que participam. Esses profissionais são músicos e DJs, que aplicam seus conhecimentos para atender essas expectativas.
Em um evento como um casamento, por exemplo, a trilha musical deve atender aos diferentes momentos da cerimônia, da celebração e da comemoração escolhidas pelos noivos, e que seja de bom gosto aos convidados.
Uma sequência musical de qualidade coroa um conjunto de serviços prestados por outros profissionais e ajuda a realizar o sonho do casal e de seus convidados. Se, ao contrário, a música não estiver de acordo, ela pode estressar e irritar os convidados. Tão importante quanto entender a dinâmica do evento é o início da sequência musical, porque se não estiver agradável, o andamento da pista de dança certamente não será satisfatório.
A música tem poder psicológico muito forte, cria sensações e emoções boas ou ruins. A execução musical de forma inadequada, mal equalizada ou com volume muito alto pode ocasionar náuseas, dores de cabeça, tontura, sonolência, entre outros sintomas diretamente relacionados ao cognitivo.
Não dar a devida importância a música é um erro comum entre as pessoas que contratam uma pessoa que executará uma sequência musical. Muitas vezes o evento está belíssimo, com profissionais capacitados e educados, comida boa e farta, mas a música não corresponde ao conjunto do que está sendo oferecido e estraga o humor dos convidados.
Antes de qualquer contratação é importante pesquisar referências, indicações, experiência e trabalhos dos profissionais que executarão as músicas de um evento social para ter a segurança de que este profissional somará seu conhecimento e execução musical a tudo que está sendo oferecido. Cabe também á este mesmo profissional orientar os contratantes sobre o que funciona e o que não funciona na sequência musical, pois ele deve estar preparado para atender ao público da melhor forma possível.
Quem toca música para pessoas desconhecidas, o faz com amor e dedicação, esperando retorno em forma de sensações e ações, para continuar executando e melhorando a sua sequência. Esta capacidade se chama “feeling” e trata-se de entender o comportamento humano e os sentimentos que a música proporciona, mas este é outro assunto que exige uma matéria específica.
A música caminha lado a lado com a vida, está em todos os lugares, o tempo todo. Só é preciso ouvir, permitir-se sentir e envolver-se com ela.
Eu sou Fabio Reder, DJ profissional e produtor musical.