Imagine a situação, você vai fazer uma festa e pede vários orçamentos de empresas diferentes, recebe 5 orçamentos com dezenas de equipamentos e vários valores, um totalmente diferente do outro.
Com tantas coisas da festa para pensar você terá que sentar e olhar as diferenças entre os 5 orçamentos, fazer perguntas aos fornecedores e ainda torcer para que aquele fornecedor escolhido tenha a data disponível, entregue tudo aquilo que prometeu, mas que você não tem a menor idéia do que seja, só sabe que funcionará porque o fornecedor te garantiu, mas não significa que seja bom ou funcionará corretamente o tempo inteiro do evento.
Infelizmente esse tipo de situação acontece em mais de 90% dos casos. Um cliente que pede orçamento, opta mais pelo custo do que pela qualidade e acaba contratando um daqueles serviços que oferecem os equipamentos do “Rock In Rio”, que certamente o cliente não irá utilizar por completo e jamais irá saber, por um valor muito abaixo do mercado e, no dia da festa, o fornecedor não entrega nem a metade do que está no orçamento e no contrato, porque, se entregar, os convidados não conseguiriam ficar dentro do salão por questão de espaço, som muito alto e luz ofuscante.
Uma boa assessoria de eventos seria uma solução, porém dependendo do tamanho do evento, a quantidade de situações a serem resolvidas é grande e seria desgastante delegar a responsabilidade dos equipamentos para quem tem mais facilidade com outros assuntos.
Ainda no caso da assessoria, em alguns casos, a assessoria oferece uma empresa com a qual já trabalhou ou que já conhece, mas isso também não significa que o fornecedor seja bom.
Às vezes, a assessoria ganha uma gratificação pela indicação de fornecedores parceiros, o que pode significar uma predestinação para contratar esses fornecedores.
O melhor a fazer então, é contratar um bom DJ profissional e experiente, antes de contratar um fornecedor de som, luz e projeção.
Esse profissional, além de ter um completo conhecimento musical, também pode ajudar de forma muito mais rápida e eficiente na contratação de um sistema de som, luz e projeção exatamente de acordo com o que o evento precisa e sem cobrar nada mais por isso, pois, para ele, é importante que todo o sistema seja de boa qualidade para que desempenhe melhor o seu trabalho.
Um bom DJ deve ter um conhecimento técnico de caixas de som de qualidade, no porte exato para a quantidade de pessoas pretendidas, iluminação de acordo com critérios específicos, como altura do salão e disposição das luzes, projeção que seja melhor aproveitada, sabendo a diferença entre LED, projetor e TVs. Todos esses itens influenciam muito no desenvolvimento do evento por completo, porque ajudam no aproveitamento de melhor qualidade dos profissionais de foto e vídeo e são essenciais para o bem-estar e divertimento das pessoas presentes no local.
Alguns DJs já fazem as cotações de equipamentos para seus clientes, com empresas fornecedoras e conseguem os melhores equipamentos com os melhores custos.
Neste formato todos ganham, o cliente que tem a certeza do que está contratando, o fornecedor que tem a qualidade reconhecida por outro profissional e mostra excelência em seu serviço e o DJ, que terá a certeza de contar com os melhores equipamentos para fazer uma super festa.
Esta prática já está sendo incentivada por vários profissionais no segmento de festas e eventos e muitos DJs já estão se especializando em conhecer equipamentos para melhor atender seus clientes. Isso tem dado muito certo e a economia só com equipamentos tem chegado á 40% para o cliente final, segundo relatos de profissionais.
Mesmo assim, é importante que se pesquise e tenha a certeza sobre o DJ que está contratando para seu evento. Converse bastante com ele antes de fechar contrato, leia os depoimentos de seus clientes, pesquise seu portfólio, suas redes sociais, pois este profissional será os seus olhos e sua confiança no momento mais importante da sua festa,
Siga em frente com toda a tranquilidade e se acabe na pista de dança.